Escola Básica Integrada de Arrifes
À Escola Básica Integrada de Arrifes pertencem os núcleos escolares situados nas freguesias de Arrifes, Covoada e Relva.
A freguesia dos Arrifes, considerada uma das maiores freguesias rurais de Portugal, fica situada a noroeste da cidade de Ponta Delgada, distando 4Km da mesma, abrangendo uma área de 25,35 Km2. Os Arrifes confrontam a norte com a freguesia das Capelas, a sul com S. José, a nascente com S. Sebastião, Fajã de Cima e S. Vicente Ferreira, e a poente com a Relva e Covoada. Na freguesia há a destacar os lugares de Milagres, Outeiro, Saúde e Piedade que estão agrupados em duas paróquias.
A freguesia da Covoada confronta a norte com Capelas e Santo António, a sul Relva, a nascente Arrifes e poente Sete Cidades e Feteiras, a mesma dista cerca de 5 quilómetros da Ponta Delgada e tem uma área de 15 Km2.
A freguesia da Relva situa-se a 5 Km a poente da cidade de Ponta Delgada, com uma área de cerca de 11 Km2. A freguesia confronta a norte com a Covoada e Arrifes, a sul com Oceano Atlântico, a nascente com Santa Clara e a poente com Feteiras.

Freguesia de Arrifes
A freguesia dos Arrifes ocupa uma zona de terrenos que servem a agricultura e a pecuária. Quer dentro da freguesia, quer no seu redor existem pastagens para o gado bovino. Daí se dizer que é na área dos Arrifes que se encontra a maior “bacia leiteira” de toda a ilha. Podemos dividir a sua população em dois grandes grupos: o que trabalha a terra e o que todos os dias se desloca à cidade para trabalhar no comércio, na indústria e serviços. É, de salientar, que a localidade em que a escola se insere, tem por maioria uma população que trabalha por conta de outrem. 
Nos últimos tempos, o desenvolvimento da indústria foi significativo, aparecendo iniciativas no campo oficinal (serralharias) e no campo industrial (lacticínios e construção civil). A nível cultural existem associações que têm por objetivo a promoção cultural e social da população. São de referir grupos como a Associação Cultural Juventude Arrifes, Escutismo, Lira N.ª Sr.ª da Saúde, Casa do Povo e Grupo Desportivo “Águia Clube Desportivo”. No aspeto sociocultural merece destaque a filarmónica de N.ª Sr.ª da Saúde, que teve origem no ano de 1910, e as atividades relacionadas com a casa do povo dos Arrifes: o grupo folclórico, a escola de instrumentos de corda e o grupo de marchas e cantares populares.

Freguesia de Covoada
A freguesia da Covoada encontra-se implantada numa zona rica em pastagens de média altitude, daí que a população desta freguesia, principalmente a masculina, se dedique intensamente à agricultura e pecuária, existindo por isso uma fábrica de lacticínios. Contudo, um elevado número da população integra outros sectores económicos desde o comércio ao funcionalismo público. Esta freguesia possui Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia instituídas. Há uma paróquia de invocação a Nossa Senhora da Ajuda (padroeira da freguesia).
Nesta freguesia existe uma instituição de carácter social, designada por “Liga de Amigos” que assegura os seguintes serviços: promover o dinamismo cultural e recreativo da localidade e colaborar com o Centro de Saúde, cedendo instalações.
Existe também um Centro Pastoral destinado a atividades de catequese, reunião de jovens, aulas de música e outros. Foi criado recentemente um Núcleo Museológico, ocupando o antigo edifício escolar.

Freguesia de Relva
A Relva conta com um apreciável número de forças vivas, quase todos com sólida composição, como sejam, além da Junta de Freguesia, a Filarmónica Nossa Senhora das Neves, o Grupo Folclórico, o Grupo de Jovens, o Clube Desportivo e Recreativo Relvense, a Casa do Povo, o Centro Paroquial, o Conselho Pastoral, o Grupo de Violas, entre outros. Além disso a Relva é dotada de algumas pequenas unidades comerciais e industriais, muitas delas apenas de cariz familiar, mas que se têm vindo a afirmar localmente, valorizando a freguesia. Atualmente possui cerca de 670 habitações, com cerca de mil e quatrocentos habitantes e é muitas vezes intitulada de “freguesia dormitório” devido ao facto de uma grande parte da população trabalhar em Ponta Delgada. A nível económico predomina a agropecuária mas também se encontram operários da construção civil, empregados fabris, funcionários públicos e outros. Nesta mesma freguesia existe um lugar junto ao mar denominado de Rocha da Relva, lugar sossegado onde ainda é possível acordar com o cantar dos pássaros, existindo aí algumas casas de veraneio. 

Os Núcleos Escolares
A Escola Básica Integrada de Arrifes é constituída por vários Núcleos Escolares e pela Escola Básica 2,3 de Arrifes, que funciona como sede, e situa-se na Rua Cardeal Humberto Medeiros, na freguesia de Arrifes, concelho de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel. 
Na freguesia de Arrifes também se situam quatro Núcleos Escolares. 
O Núcleo de Outeiro situado na Rua do Outeiro, está integrado no coração de Milagres; o Núcleo de Milagres que se situa na Travessa de Milagres, lugar de Milagres; o Núcleo Eng. José Cordeiro, situado na Travessa da Piedade na localidade da Piedade; e o Núcleo Cardeal Humberto Medeiros situado no Largo da Saúde. 
O Núcleo Escolar da Relva está situado na Rua da Guiné, na freguesia da Relva. 
O Núcleo Escolar da Covoada está localizado na Avenida 6 de Janeiro, da mesma freguesia. 

Coordenadoras Núcleos
Outeiro – Samuel Gonçalves
Milagres – Isolina Medeiros
Eng. José Cordeiro – Maria Margarida Almeida  
Cardeal Humberto Medeiros – Filomena Silva
Relva – Ana Cristina Sousa
Covoada – Maria Emília Gaspar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*