A era digital é caracterizada por uma geração jovem que nasceu com as novas tecnologias. Usa-as com grande desenvoltura e, infelizmente, também, com grande indiferença e inconsciência dos mecanismos que as regem, atentos a um uso apenas oportunista, funcional. Mudam o modo de comunicar, a perceção do tempo e do espaço, o conceito de realidade, como também o modo de aprender e de ensinar.

Os jovens já nasceram nesta geração do facebook, whatsApp, snapchat, skype, instragram, e não imaginam a sua vida sem estes meios de comunicação. Aliás, podemos observar uma rápida alteração de humor no jovem quando a internet falha em casa, quando não conseguem aceder ao wiFi num local público ou quando esgotam os dados móveis. É notório o desagrado e o sentimento de angústia em tentar resolver a situação o mais breve possível.

Estes meios de comunicação possuem aspetos positivos – como a comunicação fácil, a maior aceitação pelo grupo de pares ou a criação de uma maior rede de contactos. No entanto, também acarreta consequências negativas se for usado de forma descontrolada ou abusiva. Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da Internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

Com o intuito de dar liberdade à nossa voz, ao nosso eu, transformamos as primeiras aulas de Educação Tecnológica deste ano letivo, numa cascata de sons, sentimentos, partilhas, etc… Por dizer ficou o infinito. Ficam aqui alguns resultados dessa conversação:

O jovem e o desporto

O desporto constitui um fator chave para alcançar um etilo de vida saudável. A prática deve ser indicada a partir da infância. Assim, na adolescência, a atividade física será parte integrante da vida dos jovens.

As aulas de Educação Física proporcionam, geralmente, o primeiro contato com as diferentes modalidades. Algumas paixões desportivas surgem em atividades extracurriculares sugeridas pelos pais, como judo e futebol.

O desporto faz bem ao corpo e à mente e os seus benefícios são visíveis a vários níveis: combate a obesidade; cria novas amizades; melhora a autoconfiança; promove a fuga ao stress e aos problemas

Bruno 8.ºA        

 

Sou os teus olhos

Se eu fosse os teus olhos iria brilhar tal  como o teu olhar

Se eu fosse os teus olhos iria ver um mundo lindo de encantar

Se eu fosse os teus olhos iria ver as estrelas e apreciar o luar

Se eu fosse os teus olhos tentaria não te fazer chorar

Se eu fosse os teus olhos iria explorar o azul do mar

Se eu fosse os teus olhos iria piscar e fazer o teu dia a dia melhorar

 

Luísa 8.ºA

 

Vivendo na natureza

 

Eu estudando a Natureza

Fico emocionada

E concluo com toda a certeza                         

Que fico encantada                                                                     

 

São coisas simples e tão belas

Cada flor cada estrela

Eu dou uma olhadela

Da minha janela

 

A natureza é linda

E dela devemos cuidar

Para termos bons frutos

E sua beleza preservar

Matilde 8ºA 

 

Everything

In Everything can be beauty

Beauty comes from within

With the right mind

You can always win

 

Love is beautiful

Open up your hearts

Show the world truth

This will prove your smart

 

Time comes from up above

Remember to live with LOVE!

Natasha Brasil 9.ºD

 

Como te vejo

Vejo-te como a luz dos meus dias.

Vejo-te como o sol nos dias cinzentos.

Vejo-te como o meu pilar,

E um pilar tem como obrigação segurar a casa.

Tu tens a obrigação de me segurar.

Vejo-te como um porto-seguro

Vejo-te como o poço para as minhas lágrimas.

Vejo-te como o melhor.

Vejo-te como um apoio – aquele braço que sempre está lá para me amparar.

Como a mesa precisa do copo e o copo precisa da mesa, eu preciso de ti.

Vejo-te como a melhor amiga que todo o mundo queria ter.

Para ti um amo-te sem espaço, sem vírgulas e sem um ponto final.

Para ti, minha melhor amiga, vejo-te como a minha joia rara. 

Maria 8ºA

 

Eu sou…

Eu sou aquele tipo de pessoa que até tenta disfarçar, mas o coração acaba marcando na cara. Quase todas as pessoas sabem quando estou bem e quando não estou, porque os meus olhos falam por mim, refletem cada situação de dentro para fora.

        Fica marcado no meu rosto quando algo não está certo. Os meus olhos não mentem, nem deveriam mentir, porque é bom demais ser o que se é e saber o que se quer.

         Algumas vezes nós até podemos achar ruim mostrar o que sentimos. Não importa quanto tempo passe, eu sempre serei o tipo de pessoa que demonstra as coisas que sente. Antes mesmo de abrir a boca, os meus olhos dizem tudo: se estou feliz, triste, apaixonada. É pelos meus olhos que dizem que as pessoas me desvendam. Mas a verdade que vive nos meus olhos é o que tem me feito feliz durante toda a minha vida. O que eu sinto está explicado. Não preciso esconder-me atrás das coisas que outras pessoas se escondem. Sinto o que sinto. Apenas isso. 

Bruna Benevides 8ºB

 

 

A minha cor é azul

Para mim o azul não é apenas uma cor bonita, mas sim uma cor que me transmite um sentimento de gratidão. O azul é uma cor com a qual eu me identifico. Uma cor com a qual eu me sinto em paz. Azul é a cor do mar, azul é a cor do céu, azul é a cor da caneta com que eu escrevo diariamente as histórias que acontecem na minha vida. Não só por ser das minhas cores preferidas, mas o azul é uma cor muito bonita. Por fim, posso dizer que o azul tem vários significados, e é por isso que “A minha cor é azul”.

???

 

 

Tempo

Tempo é viver cada minuto da nossa vida:

Tempo para ser feliz;

Tempo para amar;

Tempo para brincar;                     

Tempo para comer;

Tempo para beber;

Tempo para estudar;

Tempo para cantar;

Tempo para dançar;

Tempo para fazer teatro;

Tempo para estar com os amigos;

Tempo para estar com a família;

Tempo para ler;

Tempo para escrever;

Tempo para ver filmes;

Tempo…

 

Mariana 8ºC

 

 

 

 

 

Viajando dentro de mim

Existem dias que dou por mim a viajar dentro de mim e a pensar naquilo que sou e naquilo em que quero tornar-me. Às vezes pergunto-me o porquê de as coisas terem acontecido e se poderia ter feito as mesmas de outra forma. Outras vezes fico a pensar como será o meu futuro ou em como vou reagir a um determinado assunto que possa vir a acontecer. Estou numa fase em que muitas vezes prefiro estar sozinho em paz e sossego, outras vezes gostaria de estar acompanhado com quem me dou bem e que possa falar em assuntos de que gosto. Também tem vezes que me pergunto se a maneira que reagi com determinadas pessoas foi a mais correta ou se deveria ter simplesmente ficado no meu “canto”. Sei que todas as vezes que fizer esta viagem posso refletir sobre assuntos da vida real.

Simão Ferreira 9.ºD

 

Vivemos na Era da Tecnologia, a procura pelas redes sociais e formas mais rápida e modernas de comunicar com os amigos, é natural e não deve ser encarado como um problema social desta geração. Devemos ter em atenção é que em todo o excesso há mal. Se for usado de forma moderada e não abusiva, não traz consequências negativas, nem para o desenvolvimento do jovem, nem para a imagem que o jovem passa de si.

Professora Alda Mestre