Apresentação1

 

 

 

 

 

 

 

 

Cara Comunidade Escolar,  

 

 

Comemoramos a 22 de janeiro o Dia Nacional do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (ILGP) na Escola Básica Integrada de Arrifes. A comemoração coincide com a data de criação da primeira associação de intérpretes designada por AILGP – Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em 1991. 

 

A profissão de Intérprete de LGP é cada vez mais conhecida e reconhecida pelo público em geral devido à exposição e pela crescente preocupação com a inclusão e um mundo para todos. Este profissional assegura a interpretação entre pessoas surdas e ouvintes assegurando o acesso à informação. Interpreta de língua gestual para língua oral e vice-versa, rege-se por um código de ética e linhas de conduta e é, na escola, um elemento para o sucesso dos alunos surdos pois é o elo que estabelece a comunicação entre o aluno, o professor e a comunidade escolar e vice-versa. 

  

A equipa de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa irá celebrar esta data, realizando sensibilizações a alunos, na semana de 23 a 27 de janeiro na Escola Básica Integrada de Arrifes e na Escola Secundária das Laranjeiras, local onde exercem funções. Esta atividade comemorativa tem como intuito sensibilizar os alunos para as funções, perfil e ética destes profissionais. 

 

A Equipa de ILGP