Decorreu em Hadzhidimovo, na Bulgária, de 11 a 15 de novembro, próximo passado, a 1.ª Atividade de Aprendizagem, Ensino e Formação (AAEF) do projeto KALEIDOSCOPE, desenvolvido no âmbito do Programa Erasmus+, tendo-se reunido na escola Sredno uchilishte « Nikola Vaptsarov » docentes e discentes das outras escolas parceiras que integram o referido projeto (França, Macedónia, Portugal, Roménia e Turquia).

A EBI de Arrifes marcou presença com dois docentes e três discentes do 9.ºB.

No primeiro dia, de manhã, após a sessão de boas-vindas, todos os discentes apresentaram, em francês, o país, a região e a escola. Logo após, decorreu o concurso de logótipos, tendo reunido o maior número de votos um dos logótipos apresentados pela escola turca. Os logótipos apresentados pela EBI de Arrifes foram concebidos pelo 8.º E. De tarde, os discentes búlgaros implicados no projeto apresentaram a visão que tinham de cada um dos países parceiros, tendo-se seguido um lanche preparado pelas famílias búlgaras que acolheram os alunos oriundos dos outros países, a fim de dar a conhecer a gastronomia do seu país.

No segundo dia, efetuou-se a visita ao Mosteiro Rozhen e à casa Pashova, passando por Melnik.

No terceiro dia, de manhã, os discentes das escolas intervenientes no projeto apresentaram, em suporte digital, a visão que tinham de cada um dos países parceiros (L’Europe en symboles), à semelhança do que fora feito no primeiro dia de atividades pelos discentes búlgaros. Em seguida, os docentes reuniram-se para uma sessão de trabalho e os alunos participaram num ateliê destinado à criação de postais de Boas Festas. De tarde, todos os participantes tiveram a oportunidade de dar um passeio na cidade de Gotse Delchev. À noite, durante o jantar de encerramento das atividades foram entregues os certificados a todos os participantes.

É de destacar o interesse, empenho e dedicação dos discentes em todas as tarefas supramencionadas.

A AAEF permitiu o contacto com realidades culturais e educacionais diferentes, promovendo a multiculturalidade e a abertura à diversidade. A participação numa atividade deste cariz foi positiva e constituiu uma mais-valia na construção de uma cidadania aberta ao mundo e de uma consciência intercultural europeia mais alargada.

A participação da EBI de Arrifes neste projeto concorre para o inscrito no Projeto Educativo da Escola: “Desenvolver parcerias entre escolas de diferentes Estados-Membros no âmbito de projetos europeus, de modo a incentivar a aprendizagem de línguas, conteúdos baseados nas TIC, serviços inovadores e melhores técnicas e práticas de ensino.”

 

A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o seu autor, não sendo a Comissão Europeia responsável pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas. O projeto é financiado pela União Europeia.

Ana Pacheco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*