De 26 a 31 de março de 2023, a nossa Escola acolheu a 4.ª mobilidade do projeto “Schools for a Greener Europe”, no âmbito do programa Erasmus + que contou com a participação 12 docentes e 17 alunos das escolas parceiras, a  saber escolas da Roménia, Letónia, Itália e Eslováquia, tendo sido recebidos  pelos professores Ana Catarina, António Pacheco e Dora Lourenço e pelos alunos  Ana Janeiro, Beatriz Machado, Hermano Raposo, Inês Silva,  Mafalda Couto, Matilde Silvestre, Rita Costa, e Sofia Parelho, do 9.º C; Gonçalo Ponte,  Luana Almeida, Luciana Botelho, Miguel Moniz, Pedro Rodrigues, e Tiago Cordeiro, do 9.º B;  Isabel Cabral, Matilde Tavares, do 8.º D Tomás Borges do 8.º G.

Do programa contaram várias atividades inseridas no âmbito da temática do projeto, nomeadamente a apresentação de trabalhos subordinados ao tema “Global and local environmental problems, causes and possible preventive actions”; a apresentação das ações desenvolvidas por cada parceiro, na sua escola/comunidade; plantação de árvores, atividade desenvolvida em parceria com a Direção Regional de Recursos Florestais; uma visita ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas; uma visita à “Musami”, atividade desenvolvida em parceria com o projeto Eco-Escolas desta Unidade Orgânica; e ainda uma ação pública na cidade de Ponta Delgada.  De referir que os anfitriões tiveram a oportunidade de mostrar e explicar a nossa cultura e os nossos costumes, visitando alguns pontos de interesse paisagístico, recriando jogos tradicionais, realizando um Peddy paper e um jantar cultural, promovendo assim a multiculturalidade e criando abertura à diversidade, dada a presença de elementos de diversas nacionalidades. Por outro lado, a prática de línguas estrangeiras, nomeadamente a língua inglesa, foi uma realidade, contribuindo para o desenvolvimento das competências daquela língua, quer em termos orais, quer em termos escritos. Este acolhimento promoveu, ainda, a interação entre todos, conduzindo, igualmente, a uma unidade europeia, minimizando o racismo, o preconceito e a xenofobia.

Contribuiu, igualmente, para um desenvolvimento mais contínuo da competência intercultural, pois, sendo cidadãos da Europa e do Mundo, há que saber conviver de forma saudável com as diferenças.

Por último, a participação num projeto deste cariz reforçou, também, o sentido de pertença da Região à União Europeia junto dos pares, promovendo a açorianidade.

 

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