Com o intuito de participarem na quinta e ultima mobilidade do projeto “Schools for a Greener Europe” ao abrigo do programa da União Europeia, Erasmus + KA229 (partilha de boas práticas), os alunos Mafalda Couto, Sofia Parelho, Inês Silva e Tomás Barbosa, acompanhados dos docentes Ana Oliveira, António Pacheco, Dora Lourenço e da psicomotrícionista Patrícia Bermonte  deslocaram-se a Banska Bystrica, Eslováquia  de 14  a 18 de maio de 2023. Este projeto que conta com a participação de docentes e alunos de Portugal, Roménia, Itália, Eslováquia e Letónia tem como principais objetivos educar os cidadãos para terem um papel ativo na sua comunidade e no mundo, reduzir a peugada ecológica, conhecer as possibilidades do ambiente e aprender a viver em simbiose com a natureza e, por último, trocar experiências de boas práticas na área da educação ambiental.

Do programa contaram várias atividades inseridas no âmbito da temática do projeto, nomeadamente a apresentação de trabalhos subordinados ao tema, a apresentação das ações desenvolvidas por cada parceiro, na sua escola/comunidade; plantação de árvores; uma visita a um centro de desmantelamento de eletrodomésticos; e ainda visitas aos pontos de interesse da cidade anfitriã, tendo sempre em vista a sustentabilidade/proteção do ambiente e a importância da preservação das tradições. Professores e alunos da escola Eslovaca tiveram a oportunidade de mostrar e explicar a sua cultura e costumes, promovendo assim a multiculturalidade e criando abertura à diversidade, dada a presença de elementos de diversas nacionalidades.

Sendo esta a última mobilidade de todo o projeto, cada país apresentou o produto final pelo qual tinha ficado responsável e para os quais todos os países contribuíram com ideias e sugestões. Deste modo, Portugal apresentou um “Chemistry book”, no qual foi compilado um grupo de exercícios de Química relacionados com o ambiente e a sustentabilidade;  a Itália, um “Maths book”, com exercícios sobre a mesma temática ; a Letónia, um calendário anual e a Roménia, um  “Idea book”, com atividades  variados sobre a reciclagem e a reutilização de materiais.

Por fim,  procedeu-se a um balanço geral de todo o projeto, tendo-se concluído que a partilha de experiências de aprendizagem e de trabalho que se verificaram durante estes dois anos, revelaram-se muito enriquecedoras, não só pela transversalidade dos temas abordados, mas também pela interculturalidade que se verificou entre todos os participantes.

Alunos e docentes aperfeiçoaram as suas competências linguísticas no que refere ao domínio da língua inglesa, quer escrito, quer falado; assim como desenvolveram competências essências no que respeito à apresentação de trabalhos e divulgação de ideias.

 

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