Professores da Escola Básica Integrada de Arrifes divulgam a cultura açoriana na Lituânia

 

Projeto europeu permite que professores da EBI de Arrifes partilhem experiências de ensino e promovam a cultura açoriana em diferentes países da Europa.

 

Ao abrigo do programa da União Europeia Erasmus + KA210 (Parcerias de pequena escala na educação escolar), 3 docentes da EBI de Arrifes, Margarida Almeida, Ana Sequeira e António Pacheco, deslocaram-se a Kaunas/Lituânia, de 22 a 26 de janeiro.

O projeto denominado “STEAM on foot”, conta com a parceria entre Portugal/Açores, Lituânia, Grécia e Turquia. STEAM é um modelo de ensino onde as várias disciplinas são trabalhadas em articulação, desde sempre existente na Educação Pré-Escolar em Portugal, mas agora considerado, pela Europa, como um modelo a seguir, pois garante a aquisição de conhecimentos de forma construtiva, consciente e reflexiva.

Esta primeira mobilidade permitiu a realização da partilha de experiências de trabalho muito enriquecedoras entre as várias escolas, não só pela transversalidade dos temas abordados, mas também pela interculturalidade que se verificou entre todos os participantes, possibilitando aprendizagens sobre o país e a cultura de cada um.

Este projeto, na EBI de Arrifes, coordenado pela docente Margarida Almeida, contará com a participação de dois grupos da Educação Pré-Escolar e uma turma do 3.º ciclo. O projeto desenvolvido, em articulação vertical, irá incidir no estudo do ecossistema aquático das lagoas das Sete Cidades.

Esta parceira transnacional contou, para além dos respetivos apoios comunitários, com o apoio da Direção Regional da Educação e Administração Educativa dos Açores e da EBI de Arrifes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*