“Schools for a Greener Europe”: 4.ª Mobilidade – Portugal

Entre os dias 26 e 31 de março de 2023, a nossa Escola acolheu a 4.ª mobilidade do projeto “Schools for a Greener Europe”, no âmbito do programa Erasmus+, contando com a participação 12 docentes e 17 alunos das escolas parceiras da Roménia, Letónia, Itália e Eslováquia.

Os participantes foram recebidos  pelos professores Ana Catarina, António Pacheco e Dora Lourenço, e pelos alunos  Ana Janeiro, Beatriz Machado, Hermano Raposo, Inês Silva, Mafalda Couto, Matilde Silvestre, Rita Costa e Sofia Parelho (9.º C); Gonçalo Ponte, Luana Almeida, Luciana Botelho, Miguel Moniz, Pedro Rodrigues e Tiago Cordeiro (9.º B); Isabel Cabral, Matilde Tavares (8.º D) e Tomás Borges (8.º G).

O programa incluiu diversas atividades relacionadas com a temática do projeto, nomeadamente:

  • Apresentação de trabalhos subordinados ao tema “Global and local environmental problems, causes and possible preventive actions”;
  • Apresentação das ações desenvolvidas por cada parceiro nas respetivas escolas/comunidades;
  • Plantação de árvores, em parceria com a Direção Regional de Recursos Florestais;
  • Visita ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas;
  • Visita à “Musami”, em colaboração com o projeto Eco-Escolas da nossa Unidade Orgânica;
  • Realização de uma ação pública na cidade de Ponta Delgada.

Durante esta mobilidade, os anfitriões tiveram também a oportunidade de apresentar e explicar a nossa cultura e os nossos costumes, através da visita a locais de interesse paisagístico, da recriação de jogos tradicionais, da realização de um peddy paper e de um jantar cultural, promovendo a multiculturalidade e o respeito pela diversidade, dada a presença de elementos de diversas nacionalidades.

A prática de línguas estrangeiras, nomeadamente a língua inglesa, foi uma realidade, contribuindo para o desenvolvimento das competências linguísticas, tanto orais como escritas. Esta experiência fomentou a interação entre todos, reforçando o sentimento de unidade europeia e contribuindo para minimizar o racismo, o preconceito e a xenofobia.

O projeto promoveu ainda o desenvolvimento contínuo da competência intercultural, essencial numa sociedade cada vez mais global, onde é fundamental saber conviver de forma saudável com a diversidade.

Por fim, a participação neste tipo de iniciativas reforçou também, junto dos pares, o sentido de pertença da Região à União Europeia, promovendo a açorianidade.