No âmbito do programa Erasmus + KA229 (partilha de boas práticas), os professores António Pacheco, Ana Oliveira e Dora Lourenço e 6 alunos desta Escola, David Silva, Alexandre Martins, André Medeiros, Isabel Cabral,Matilde Tavares e Micaela Pavão deslocaram-se a Ortona, Itália, de 22 a 26 de maio de 2023, a fim de participarem na quinta e última mobilidade do projeto “Learn your culture”. Refira-se que este projeto que contou com a participação de docentes e alunos de Portugal, Hungria, Itália, Espanha e Turquia teve como principais objetivos aumentar a responsabilidade dos alunos no que respeita a manter, valorizar e proteger a herança cultural europeia; encorajar uma troca intercultural de ideias entre os professores; criar e desenvolver atividades que integram a herança cultural europeia no processo de aprendizagem; desenvolver as competências linguísticas e digitais dos alunos e promover a inclusão e aceitação de alunos de culturas diferentes.
Nesta quinta mobilidade os alunos e professores de todos os países participantes apresentaram trabalhos sobre inventores famosos dos seus países, assim como demonstraram a confeção de uma receita típica de cada país. Além disto, tiveram a oportunidade de assistir a aulas na escola anfitriã, a assistir a um concerto de música e a visitar museus, institutos culturais e locais típicos quer da cidade de Ortona, onde se situa a escola, quer da cidade de Pescara, capital de região. A par da componente cultural, houve também oportunidade de realizar atividades desportivas e de lazer, tal como um passeio de bicicleta pela costa marítima de Ortona e um trilho num parque florestal em Guardiagrele. Sendo esta a última mobilidade, procedeu-se a um balanço geral de todo o projeto, tendo-se concluído que a partilha de experiências de aprendizagem e de trabalho que se verificaram durante estes dois anos, revelaram-se muito enriquecedoras, não só pela transversalidade dos temas abordados, mas também pela interculturalidade que se verificou entre todos os participantes.
Alunos e docentes aperfeiçoaram as suas competências linguísticas no que refere ao domínio da língua inglesa, quer escrito, quer falado; assim como desenvolveram competências essências no que respeito à apresentação de trabalhos e divulgação de ideias.
Para além da aprendizagem das culturas de todos os países intervenientes, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e refletir sobre a sua própria cultura, “Learn your culture”, pela comparação com as demais e pela consciencialização da sua individualidade cultural. Não descurando, todavia, a ideia da pertença à união europeia e a uma sociedade global.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*