5.ª Mobilidade do projeto Erasmus + “Learn your Culture”

No âmbito do programa Erasmus + KA229 (Partilha de boas práticas), os professores António Pacheco, Ana Oliveira e Dora Lourenço, juntamente com seis alunos desta escola – David Silva, Alexandre Martins, André Medeiros, Isabel Cabral, Matilde Tavares e Micaela Pavão – deslocaram-se a Ortona, Itália, de 22 a 26 de maio de 2023, a fim de participarem na quinta e última mobilidade do projeto “Learn your culture”.

Refira-se que este projeto, que contou com a participação de docentes e alunos de Portugal, Hungria, Itália, Espanha e Turquia, teve como principais objetivos:
– aumentar a responsabilidade dos alunos no que respeita a manter, valorizar e proteger a herança cultural europeia;
– encorajar uma troca intercultural de ideias entre os professores;
– criar e desenvolver atividades que integram a herança cultural europeia no processo de aprendizagem;
– desenvolver as competências linguísticas e digitais dos alunos e promover a inclusão e aceitação de alunos de culturas diferentes.

Nesta quinta mobilidade, os alunos e professores de todos os países participantes apresentaram trabalhos sobre inventores famosos dos seus países, assim como demonstraram a confeção de uma receita típica de cada país. Além disso, tiveram a oportunidade de assistir a aulas na escola anfitriã, a um concerto de música e a visitar museus, institutos culturais e locais típicos, quer da cidade de Ortona, onde se situa a escola, quer da cidade de Pescara, capital de região.

A par da componente cultural, houve também oportunidade de realizar atividades desportivas e de lazer, tal como um passeio de bicicleta pela costa marítima de Ortona e um trilho num parque florestal em Guardiagrele.

Sendo esta a última mobilidade, procedeu-se a um balanço geral de todo o projeto, tendo-se concluído que a partilha de experiências de aprendizagem e de trabalho que se verificaram durante estes dois anos, se revelou muito enriquecedora, não só pela transversalidade dos temas abordados, mas também pela interculturalidade que se verificou entre todos os participantes.

Alunos e docentes aperfeiçoaram as suas competências linguísticas no que refere ao domínio da língua inglesa, tanto na vertente escrita como na oral, assim como desenvolveram competências essenciais no que respeita à apresentação de trabalhos e divulgação de ideias.

Para além da aprendizagem das culturas de todos os países intervenientes, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e refletir sobre a sua própria cultura – “Learn your culture” -, pela comparação com as demais e pela consciencialização da sua individualidade cultural, sem descurar, todavia, a ideia de pertença à União Europeia e a uma sociedade global.